Quantcast
Channel: Inclusive Cities » Newsletter
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Boletim Informativo do Cidades Inclusivas Janeiro 2014

$
0
0

Boletim Informativo do Cidades Inclusivas – Janeiro 2014

O projeto Cidades Inclusivas pretende reforçar as organizações de base (OB) de trabalhadores pobres nas áreas de organização, análise política e advocacy, a fim de garantir que os trabalhadores informais urbanos tenham as ferramentas necessárias para se fazer ouvir nos processos de planejamento urbano. Cidades Inclusivas é uma colaboração entre OB de trabalhadores pobres, alianças internacionais de organizações de base e aqueles que apoiam o trabalho de organizações de base.

Acompanhe as postagens regulares do Cidades Inclusivas no Blog Cidades Inclusivas (em inglês). Também nos acompanhe no Facebook no Projeto Cidades Inclusivas e no Twitter @inclusivecities.

Artigo de destaque

Foto: Patricia Carney

Marty Chen, Coordenador Internacional da WIEGO, abriu o diálogo em Montevidéu. Foto: Patricia Carney

Formalização da Economia Informal? – Um Diálogo sobre Políticas 

No dia 30 de outubro, a WIEGO realizou um diálogo sobre políticas em Montevidéu, no Uruguai, cujo título terminou com um ponto de interrogação. O que não é uma surpresa, considerando que o tópico não oferece soluções fáceis. Leia como os trabalhadores informais e representantes do governo trataram estas questões: O que a formalização significaria para os trabalhadores do setor informal? Quais as melhores maneiras de formalizar? O que funciona e o que não funciona?. Leia mais… >>

 

Mongezi Ncube, estagiário da AeT, durante uma sessão de experiência de trabalho com Cozinheiros de Milho. Foto: Tasmi Quazi.

Mongezi Ncube, estagiário da AeT, durante uma sessão de experiência de trabalho com Cozinheiros de Milho. Foto: Tasmi Quazi

Realização em Conjunto: estagiário da AeT eleito o “Aluno de Arquitetura do Ano” de 2013 em sua Região 

A AeT, parceira do Cidades Inclusivas, está em fase de comemoração pelo estagiário Mongezi Ncube, da Universidade de KwaZulu-Natal, por ter sido escolhido como vencedor regional do prêmio “Aluno de Arquitetura Corobrik do Ano” de 2013. É a segunda vez seguida que um estagiário da AeT vence essa prestigiosa competição de alunos, pois o vencedor de 2012 foi Dennis-Lee Stols. Leia sobre a abordagem de Mongezi para a economia informal.

tapa

Catadores de Material Reciclável

O Projeto Nirmalaya: catadores Educam os Cidadãos de Pune
Os catadores de Pune estão de olho nos rios da cidade! Graças ao inovador Projeto de Coleta e Reciclagem Nirmalaya (“Oferendas”, em português), da Cooperativa SWaCH, uma parceira do Cidades Inclusivas, a grande poluição imposta aos rios de Pune durante o festival de Ganapati está diminuindo. Leia como os catadores da SWaCH e os cidadãos de Pune estão cooperando para comemorar o festival de uma maneira mais ecológica. Leia mais… >>

Polêmica do Programa Lixo Zero da Prefeitura de Bogotá
A ARB e a WIEGO continuam as ações de organização para proteger os meios de sustento dos catadores de Bogotá devido à polêmica do Programa Lixo Zero da prefeitura. Leia mais… >>

Informativo da Aliança Global de Catadores 
Em novembro, o aliado do Cidades Inclusivas, a Aliança Global de Catadores, publicou a 8ª edição de seu informativo “Não há fronteiras para aqueles que lutam!”. Nesta edição que cobre três meses, eles compartilharam alguns destaques dos catadores em todo o globo. Na África do Sul, a SAWPA apelou para que seu governo encerrasse os projetos de incineração. Na República Dominicana, os catadores manifestaram-se sobre os riscos que enfrentam em um aterro sanitário. No Brasil, trabalhadores de um lixão continuam a luta por seu direito a compensação e inclusão, e contra a incineração. Os catadores organizados do aterro de Uruguaiana obtiveram uma vitória após uma bem-sucedida campanha solidária.  Leia o informativo completo aqui.

tapa

Vendedores Ambulantes

Vendedores ambulantesO Que uma Novela Brasileira pode Dizer às Cidades sobre o Comércio Ambulante
Em novembro, Sally Roever, Especialista do Setor de Comércio Ambulante da WIEGO, redigiu uma publicação convincente e popular em um blog sobre como as cidades podem evitar o fantasma de destruir os meios de sustento de seus próprios residentes e, ao mesmo tempo, impedir que suas ruas sejam tomadas pelo caos. Leia a publicação.

Feirantes Unem-se para Proteger seus Direitos ao Trabalho
Recentemente, a StreetNet International – uma parceira do Cidades Inclusivas – destacou a criação de um sindicato primário afiliado ao FTUEU (Sindicato de Comércio Livre de Empreendedores da Ucrânia), que recentemente foi criado em Shostka, uma cidade com população de 80 mil pessoas na região de Sumy, na Ucrânia. Em grande parte um sindicato para comerciantes, o Sindicato de Comércio Livre ajuda a unir pessoas para proteger seu direito a trabalho decente.  Leia mais.

tapa

Mais notícias

A SEWA na Reunião Tripartido de Especialistas da OIT 
A SEWA (Associação de Mulheres Auto-Empregadas), parceira do Cidades Inclusivas, participou da Reunião Tripartido de Especialistas da OIT de setembro, em Genebra. A reunião foi parte dos preparativos para o item padrão colocado na pauta da 103ª Sessão (junho de 2014) da Conferência Internacional do Trabalho sobre como facilitar transições da economia informal para a formal com o intuito de elaborar uma Recomendação. Leia mais.

Atualização: o Estudo de Monitoramento da Economia Informal 
Imraan Valodia

A WIEGO e seus parceiros do Cidades Inclusivas estão envolvidas em um Estudo de Monitoramento da Economia Informal (IEMS, em inglês) que é longitudinal, plurianual e cobre dez municípios. O IEMS combina métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos para fornecer uma compreensão aprofundada de como três grupos de trabalhadores informais urbanos – trabalhadores domiciliares, vendedores ambulantes e catadores – são afetados e reagem às tendências econômicas, políticas e práticas urbanas, dinâmicas de cadeia de valor e outras forças econômicas e sociais. Além disso, ele também examina que fatores ajudam ou impedem os trabalhadores informais de responder a essas forças de maneira eficaz. Ao longo do tempo, a intenção é avaliar o impacto dessas forças e fatores sobre os trabalhadores informais urbanos, seus domicílios e as organizações de base às quais eles pertencem.

As cidades envolvidas são Acra, Gana; Ahmedabad, Índia; Bangcoc, Tailândia; Belo Horizonte, Brasil; Bogotá, Colômbia; Durban, África do Sul; Lahore, Paquistão; Lima, Peru, Nakuru, Quênia; e Pune, Índia.

Após um longo período de análise de dados, a equipe da WIEGO atualmente prepara dez relatórios de cidades para publicação. Essa publicação ocorrerá nos sites da WIEGO e do Cidades Inclusivas e deverá estar disponível nos próximos meses. Em cada uma das cidades, a WIEGO também produziu uma curta publicação de advocacy de políticas. Atualmente, a Equipe de Pesquisa está trabalhando em três relatórios de setores (trabalho domiciliar, vendas ambulantes e coleta de resíduos recicláveis) e um relatório global, que apresentará as descobertas gerais da primeira rodada dos dados coletados em 2012.

Outra rodada de coleta de dados está planejada para 2015.

tapa

Anúncios

Cidades Inclusivas no Fórum Urbano Mundial 
Venha conhecer parceiros de Cidades Inclusivas no estande da WIEGO no Fórum Urbano Mundial, em Medellin, 05-11 abril.

Ela Bhatt, Fundadora da SEWA, recebe o Prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento (2011)
Em uma cerimônia realizada em Nova Déli no dia 2 de fevereiro de 2013, Ela Bhatt, fundadora da SEWA (Associação de Mulheres Auto-Empregadas), parceira do Cidades Inclusivas, recebeu o prestigioso Prêmio Indira Gandhi pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento (2011).  Leia mais.

A StreetNet International Anuncia Novo Foco na Ásia
O principal objetivo dos Focos Regionais é servir de ligação entre o Secretariado da StreetNet e os membros, atividades e problemas da mesma.  O blog Asia Focus (em inglês) pode ser encontrado aqui e a página do Facebook da Ásia, aqui.

tapa

Publicações

Publicações e Recursos

In English:

Cordosa Silva, Vera A. 2012. Negotiating the Recycling Bonus Law: Waste Pickers and Collective Bargaining in Minas Gerais, Brazil. WIEGO

Goldsmith, Mary R. 2013. Collective Bargaining and Domestic Workers in Uruguay. WIEGO

Indian Sector for Self-Employed Women. 2012. Collective Bargaining by Workers of the Indian Unorganized Sector: Struggle,  Process,  Achievements,  and Learning. WIEGO

Jerenaia, Elza. 2012. Collective Bargaining Among Transport Workers in Georgia. WIEGO

Weeks, Milton A. 2012. Collective Bargaining Negotiations Between Street Vendors and City Government in Monrovia, Liberia. WIEGO

 

En español:

Goldsmith, Mary R. 2013. Negociación Colectiva y las Trabajadoras Domésticas en Uruguay. WIEGO

IJgosse, Jeroen. 2012. Remuneración a los recicladores por, servicios ambientales: un examen crítico, de las opciones propuestas en Brasil. Nota técnica de WIEGO (Políticas urbanas) No 6

 

tapa

 

The post Boletim Informativo do Cidades Inclusivas Janeiro 2014 appeared first on Inclusive Cities.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Trending Articles